CHÁ DANÇANTE E TURQUESA VENEZIANA


Coral Colour Futures 2012 & Pablo Picasso

A Cor do Ano 2012 – Chá Dançante – levou imediatamente nosso imaginário à Fase Rosa de Pablo Picasso. Figura lendária, Picasso é o artista mais famoso e profundamente original que o século XX produziu. Sensual e carismático, viveu uma turbulenta vida amorosa, que afetou profundamente os rumos de sua arte. Para homenageá-lo escolhemos, também, um tom de azul da paleta Coral Colour Futures 2012 – Turquesa Veneziana – representando, assim, a mais enigmática fase desde grande artista, a Fase Azul. Não triste e sombrio como as tonalidades usadas por Picasso nesse período. O tom de azul - Turquesa Veneziana - é alegre, estridente e luminoso como as cores de seus últimos trabalhos.


pablo-picasso12903039336366

Assim criamos dois cartazes com uma bela frase de Pablo Picasso relacionada à Tendência Internacional de Cores com Chá Dançante e Turquesa Veneziana – no tamanho A3 com o logo da Oficina Singular para presentear nossos leitores. Um toque de cor e arte para você decorar sua casa. É só enviar um e-mail para oficinasingular@gmail.com que enviamos o arquivo (jpg em alta resolução) por e-mail. Nossa sugestão é que você improma em papel couchê de boa gramatura.

“Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.” Picasso

Cartaz Azul Picasso 

FASE AZUL (1901-1904)

O impacto de uma tragédia – o suicídio do amigo Carlos Casagemas – teve um efeito dramático sobre a obra de Picasso. A cor azul passou a predominar suas pinturas. Durante quatro anos, Picasso produziu muitas imagens sombrias, apresentando figuras paradas, de ar trágico, pessoas pobres, famintas e os marginalizados da sociedade, como mendigos e bêbados.

Picasso afirmava ter optado pela pintura predominante azul e cinza em função da dor pela morte trágica do amigo Casagemas. Foi preciso uma mulher escultural e bela para que as excêntricas figuras da Fase Azul desaparecessem. Tratava-se de Fernande Oliver, primeira ligação duradoura de Picasso. Inicia-e então, a Fase Rosa.

Cartaz Rosa Picasso 


FASE ROSA (1905-1096)

Com sua serenidade, tons cálidos e graciosa sensualidade, foram os resultados desse sentimento renovado de segurança. As telas retratavam acrobatas e dançarinos, românticos arlequins e artistas circenses, inspirando-se em personagens do Circo Medrano, ao qual ia assiduamente com Fernande Oliver. As pinturas da Fase Rosa venderam muito bem. Os dias difíceis, pertenciam ao passado.

Bibliografia - Galeria de Arte Cor – Alison Cole Editora Manole Ltda. – 1ª Edição brasileira – 1994 Traduzido do original inglês: Colour Eyewitness Art – 1993 - Os Grandes Artistas Modernos/ Picasso – Modigliani – Miró Editora Nova Cultura Ltda. 2ª Edição – 1991 - História da Arte – Graça Proença Editora Ática – 2000 - Pablo Picasso/Coleção Grandes Mestres – Kate Scarborough Tradução: Sérgio Alcides Editora Ática – 1ª edição/1ª impressão - 2004.