Torta singular de brócolis e ricota

Brócolis e queijo são dois ingredientes de muito sucesso por aqui. Hoje vou postar a receita e o passo a passo dessa torta singular de brócolis e ricota que não leva farinha.


Vamos aos ingredientes


 1 brócolis japonês / 1 ricota de 400g / 2 ovos / 2 potes de iogurte de 170g  natural e desnatado / 100g de queijo parmesão / 4 colheres de sopa de amido de milho / sal / orégano / salsa / 1 colher de sopa rasa de fermento químico.

O passo a passo 
Corte e lave os buquês do brócolis. Cozinhe no vapor no ponto al dente.


Separe os buquês em buquezinhos menores. Aqueça uma frigideira e derreta uma colher de sopa de margarina vegetal. Refogue rapidamente os buquezinhos, salpique sal e reserve.


A massa
Corte a ricota em pequenos pedaços.


Coloque no liquidificador os ovos e os iogurtes. Bata rapidamente.


Coloque a ricota, metade do queijo parmesão, 1 pitada de sal, 1 punhadinho de salsa, salpique orégano e bata bem até formar uma massa homogênea. Adicione o fermento e não bata, apenas mexa bem para incorporar à massa.


Em uma forma retangular untada com margarina vegetal e amido de milho, coloque metade da massa, espalhe o refogado de brócolis e cubra com a outra metade da massa.


Salpique a outra metade do queijo parmesão, orégano e leve ao forno preaquecido por 45 minutos ou até ficar dourada.


O sabor dessa torta é realmente singular! Ideal para servir em um brunch, lanche da tarde e até mesmo uma jantinha light.


Eu servi com uma saladinha e água aromatizada com rodelas de limão e folhas de hortelã.