Como manter objetos de madeira: dicas de conservação


Todo mundo adora casas com móveis e objetos decorativos de madeira.
Mas, fica a pergunta: como manter a madeira limpa, bonita e conservada? 



É importante termos alguns cuidados para que dure mais tempo e também preserve sua cor e textura. Vamos ver algumas sugestões práticas? Veja dicas de conservação de madeira abaixo!



Como manter objetos de madeira
Para que sua cômoda favorita, aquela mesinha que herdou da sua avó, caixas de madeira e outros objetos fiquem bonitos por mais tempo. Tome nota:

1. Proteja do sol excessivo: o calor dos raios de sol costumam clarear e esbranquiçar a madeira. Se quer manter a sua cor e não tornar a peça desbotada, não deixe em varanda ou lugares com sol sempre presente.


2. Umidade: fique sempre alerta para que a peça não fique úmida. Para isso, é importante usar porta-copos caso sirva como apoio e não deixe o móvel ou objeto grudado na parede. Certo? Em casas de praia, deixe fora da ação da maresia caso fique ausente por um tempo.


3. Limpeza: pano úmido não tem erro para a limpeza diária. Mas não encharque. Evite sempre esponjas e materiais abrasivos. Além de produtos de limpeza que contenham álcool na fórmula. 



4. A cera de carnaúba: essa cera é muito adequada como uma proteção sobre um acabamento já existente. Sendo assim, verifique se o mobiliário de madeira tem um revestimento aplicado, como poliuretano, verniz ou goma-laca. 
Limpe a poeira sobre o móvel. Antes de aplicar a cera à peça, esfregue um pano limpo para remover as sujeiras. Se não for retirada, a poeira pode se misturar à cera e estragar a aparência do acabamento do móvel. Aplique a cera à mobília de madeira.

Com finíssimo acabamento em pátina estonada em um lindo tom de verde sálvia.

Está precisando organizar e aproveitar melhor os espaços?
Caixotes sempre trazem possibilidades interessantes para gente decorar a casa.
 

Deixe a cera secar. Após a aplicação, o produto deve levar cerca de 20 minutos para secar ou um pouco mais em ambientes frescos ou pouco ventilados. É possível verificar se está seca tocando a cera com o dedo em um local discreto; ela não deve mais estar pegajosa. Após a cera secar, ela precisará ser lustrada. Esse processo dará um brilho lustroso e bonito à madeira. Use um pano limpo e macio para esfregar a cera em movimentos circulares e suaves por toda a superfície do móvel. 



  • Quanto mais macio for o pano usado para lustrar, mais brilhante ficará a aparência final. Pedaços de camisetas velhas podem servir para realizar o trabalho.
  • Você saberá que terminou o trabalho quando o móvel não ficar mais brilhante conforme você o lustra.
5. Dica extra: caiu parafina de vela? Passe gelo até que se dissolva! Vai dar certo!


Caixa organizadora Oficina Singular na cor verde roça com acabamento em cera de carnaúba.
Que tal dar aquela mexidinha na decor do lavabo ou banheiro.
Essa caixa com alças em couro você encontra aqui!

Gostou das dicas para limpar e manter a madeira bonita sempre? Siga com carinho e vai ver que sua casa aconchegante vai agradecer!

Para ver nossos produtos, dê uma espiadinha na loja online.